Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

• Saturação – É a propriedade de quão intensa pode ser uma cor.

• Secante de Cobalto – Líquido que adicionado á tinta á óleo, possibilita que a mesma seque mais rapidamente. A cor violeta desse acelerador não altera a cor da tinta.

• Selar – Impermeabilização de uma peça de madeira, gesso ou cerâmica, que sela (fecha) os poros, impedindo que a tinta penetre na mesma. Fase imprescindível, pois evita que a peça se danifique (por exemplo, o empenamento da madeira) e economiza demãos de tinta.

• Solvente – Líquido para diluição e limpeza. Existem dois tipos de solventes, sendo que um deles é inodoro.

• Sombrear – Criar áreas de sombra em uma pintura.

• Técnicas de Pintura – É como são chamadas as várias formas das quais se pode fazer uso para atingir um objetivo na pintura.

• Tempo Aberto – É o espaço de tempo ates que a pintura comece a secar.

• Termolina Leitosa – É um verniz acrílico de múltiplos e surpreendentes usos. Como adesivo em trabalhos de decoupagé, como impermeabilizante para tecidos (impermeabiliza e possibilita que se corte sem desfiar), como verniz sem brilho em qualquer superfície.

• Terebintina – Veja essência de terebintina.

• Texturas – São técnicas através das quais pode se obter relevos de aspectos rústicos em várias superfícies (madeira, parede, cerâmica, gesso, etc.), com o auxilio de massas especiais e/ou materiais diversos, como areia, fibras naturais, etc.

• Thiner – Solvente utilizado para limpar pincéis e utensílios dos resíduos de tinta.

• Tinta Magra – É uma tinta mais aguada ou diluída.

Tipos de Tinta:
- Acrílica (em pasta ou líquida)
- Á Óleo
- Aquarela (em tabletes, em pasta ou líquida)
- Craquelê
- Gouache
- Plástica
- Puff
- PVA
- Tinta para Cerâmica (em pó)
- Tinta para Porcelana (em pó)
- Tinta para Vidro (em pó)
- Vitral
- Vitrocerâmica (H2O)

• Tole Paint – Hoje designa a Pintura Decorativa de uma forma geral, mas a palavra “tole” tem sua origem no vocábulo em francês “toile”, que quer dizer “lata”. Então, a tradução literal seria “Pintura em Lata”.

• Tons ou Tonalidades – São as nuances de uma mesma cor.

• Transferir o Risco – Transferir um determinado desenho ou motivo para a superfície a ser pintada. Pode-se fazer uso de papel carbono (o usado em computadores é o indicado) ou papel com grafite.

• Transparência – (Scumbling) É o processo de aplicar uma demão de tinta magra sobre uma área pintada, que produz um efeito de transparência, pois permite que se veja a cor da pintura anterior. Com essa técnica podemos pintar criando ilusão de vidro (copos, taças, potes, garrafas, vidraças, tecidos transparentes, etc.), ou dar um aspecto envelhecido a um trabalho.

• Veladura – Demão.

• Verniz – É um líquido geralmente viscoso, que ao secar forma um filme transparente, protegendo a superfície na qual foi aplicado. Pode ser fosco, acetinado, de semi-brilho, brilhante ou com alto brilho. Pode ser tingido com adição de anilinas especiais ou ser adquirido já tonalizado. Existem vernizes que possibilitam exposição ao sol ou á umidade, e a escolha deve levar em conta o uso e o local onde a peça envernizada vai ficar.

Os vernizes podem ser em spray ou para serem aplicados com pincel ou com aerógrafo.
Verniz Craquelê -
Verniz Cristal Legítimo -
Verniz Fosco -
Verniz Geral -
Verniz Mordente -

• Zostovo – Estilo de pintura de origem Russa, que leva o nome de uma aldeia próxima a Moscou. Os motivos escolhidos são principalmente flores dispostas em buquês ou guirlandas, pintadas de forma quase realista sobre fundos pretos, mas também paisagens e personagens e cenas dos contos de fadas russos. São pinturas

Como organizar seu espaço de trabalho


O prazer de pintar depende da organização dos seus materiais e do seu espaço de trabalho. Não é absolutamente necessário que se tenha um grande espaço, se você observar certos cuidados. Se você desenvolve diversas técnicas e faz uso de diferentes tipos de tinta, coloque-as em caixas separadas (de sapato, tuperware ou outras mais apropriadas), colocando etiquetas que indiquem o seu conteúdo. Disponha as tintas na ordem da tabela de cores, assim, com o habito, você as encontrará com facilidade, quando estiver pintando. Você também pode colocar pequenas etiquetas com o nome e com um pingo da cor nas tampas das tintas ou posicioná-las de cabeça para baixo, para melhor visualizar.

Coloque seus pincéis em estojos que protejam as cerdas ou pelos e disponha-os de acordo com o tipo e classificação dos mesmos ou se você dispõe de um espaço grande, também pode mantê-los em potes (veja tópico sobre conservação e limpeza dos pincéis). Quando estiver pintando, coloque sobre a sua mesa de trabalho somente os pincéis que for usar, em potes de vidro ou metal, com as cerdas para cima.

Guarde seus riscos em classificadores (pastas com várias divisões) ou em várias pastas comuns, separados por seu uso (para bauernmalerei, para pintura country, para pintura em tecido, etc.) e/ou pela classificação do motivo (flores, frutas, paisagens, bichinhos, etc.). Também é interessante manter um registro dos trabalhos que você executar, anotando as cores utilizadas e as técnicas. Em cada risco coloque uma numeração, identificando-os para que quando precisar consultar suas anotações, possa encontrar rapidamente o desenho em questão. Faça o mesmo com seus moldes e estênceis. Você pode registrar ainda as idéias para projetos futuros, combinações de cores, dicas e tudo que achar importante (até mesmo as sensações e pensamentos que tiver enquanto trabalha).

Conserve seus moldes e estênceis sempre limpos, nas embalagens originais, em pastas ou caixas. Esponjas, lixas, lápis, papéis, canetas e réguas também merecem um condicionamento especial para que possam estar sempre à mão (em potes, em caixas ou gavetas).

Mantenha sua mesa de trabalho sempre limpa e organizada para evitar acidentes e tornar o trabalho mais agradável. Use uma cadeira confortável, com altura adequada á mesa. Se puder, adquira uma mesa auxiliar, que é um pequeno móvel com nichos e gavetas, geralmente com rodinhas, e serve para acondicionar os materiais artísticos de forma pratica e funcional.

A iluminação do seu local de trabalho deve ser observada de forma a não cansar seus olhos e não distorcer as cores. Lâmpadas de luz fria são as ideais, mas devem estar acima da mesa e não no centro do cômodo, como é mais comum. Procure também, manter o lugar arejado e limpo.

Tudo isso pode ser conseguido mesmo que você pinte na mesa da sua cozinha, bastando para isso que você se preocupe e procure adequar a disposição dos móveis às suas necessidades.

Em tempo: Se você quer se aprimorar, pinte com regularidade e disciplina, pois a prática é essencial. Não seja muito crítico consigo mesmo, mas também não se conforme com os seus erros. Busque sempre o progresso da sua arte, adquirindo conhecimento e informação. Você pode, mesmo sozinho, através de erros e acertos, desenvolver belos trabalhos, mas contar com a ajuda de uma pessoa especializada corta caminhos.

Se você gosta e tem vontade de fazer algo, isso já é 50%, o “dom” já está lá. Os outros 50% são o conhecimento da técnica e a prática.

Pincéis – Utilização e Cuidados

Se os pincéis são sua ferramenta, também são a chave para o seu sucesso, por isso, compre os melhores que puder. Mesmo porque, se você observar certos cuidados, seus pincéis vão durar muito tempo. Para cada técnica, para cada tinta, para cada superfície a ser pintada, existe um pincel mais indicado. As empresas fabricantes possuem catálogos que contém todas essas informações. Nós aqui vamos falar somente sobre os tipos de pincéis quanto ao efeito que ele produz e sobre sua conservação.

- Tipos de pincéis:
- Chatos – Geralmente são usados para pintar áreas maiores (relativamente ao tamanho do pincel). Também pode ser usado para pinceladas de flutuação e para pintar folhas nas técnicas de pinceladas praticadas.
- Chanfrados ou Angular – Indicados para o Floating e para atingir áreas diminutas como cantos pontiagudos.
- Redondos – Para pinturas de pinceladas ensaiadas como Bauernmalerei e outras.
- Redondo Angular (Deer Foot) – O chamado “Pata de Vaca”, para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, etc.
-Filbert ou Língua de Gato – Para traços retos e contínuos (largos ou finos, dependendo da posição em que for usado)
- Filete – Para traços finos
- Liner – Como o filete, mas com as cerdas mais longas.
- Leque (Fan) – Usado para fazer “matinho”, cabelos, copas de árvores, etc.
- Mousse – para efeitos especiais (muito usado em pintura em seda)
- Trincha – Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões, aplicar goma-laca, fundo ou verniz.

- Conservação e Limpeza:
Mantenha seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não “amassem”. Se você usa diferentes tintas, tenha para cada uma um jogo de pinceis, pois os resíduos que permanecem entre as cerdas, mesmo depois de limpos, podem danificar seu trabalho. Também convém separar os pincéis usados para aplicar vernizes ou outros produtos auxiliares. Limpe-os no diluente apropriado à tinta ou verniz que estiver usando.
Quando estiver pintando, não deixe seus pincéis por muito tempo na água. Habitue-se a enxaguar e secar sempre que trocar de pincel e nunca os deixe secar com tinta nas cerdas.
Lave-os com detergente neutro ou xampu sempre que julgar necessário, “penteando” as cerdas com as unhas ou com uma escova de dente. Se quiser, deixe de molho por no máximo 30 minutos. Coloque um pouco de condicionador (esse que você usa nos cabelos) em um frasco e, quando lavar seus pincéis ou quando parar de trabalhar, coloque um pouco na palma da mão e massageie com os pincéis, arrumando as cerdas para que fiquem todas juntas (do mesmo jeito que eles vêm, quando você os compra). Dessa forma você os terá como novos por muito mais tempo.

Dicas de conservação das tintas

Siga as instruções de uso geralmente impressas nos rótulos. Mantenha os frascos fechados, mesmo quando em uso. Procure deixar as tampas e o bocal dos frascos ou tubos sempre limpos. Se você tem o hábito de usar tintas líquidas diretamente das tampas, experimente usar tampinhas extras (de refrigerantes). Guarde alguns frascos vazios e lavados para eventuais misturas de cores. Se a tinta usada for à base de água, quando precisar diluir, use água filtrada.
Restos de tinta á óleo, podem ser guardados na geladeira, mas convém que sejam muito bem embalados com papel alumínio e/ou filme plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário